S U P R I M E N T O P A R A A C É L U L A S e m a n a d e 0 6 a 1 2 d e a g o s t o d e 2023
TEMA: PECADOS PARCELADOS, PAGAMENTO À VISTA – I Pedro 3:18
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Pergunta e Respostas: Qual a sua maior expectativa em Deus para essa semana?
SUGESTÃO DE LOUVOR: “Bondade de Deus”, Isaías Saad; “Jeová Jireh”, Aline Barros CONFISSÃO DA PALAVRA: Isaías 45:3
EDIFICAÇÃO: A maioria dos cristãos não crê no perdão total dos seus pecados no novo nascimento. De uma forma geral, somos ensinados que recebemos perdão de Deus a prazo. Muitos cristãos entendem que como os pecados são cometidos à prestação, o perdão também vem em conta-gotas. Mas, o ensino bíblico é justamente o contrário. Quando lemos o texto acima uma parte que nos chama atenção é quando ele diz que “Cristo morreu uma única vez.” Por isso, eu quero compartilhar sobre o tema: “pecados parcelados, pagamento à vista”! Vejamos as razões bíblicas do perdão “à vista”:
I – SE O PERDÃO FOR PARCELADO, ESTAMOS NA VELHA ALIANÇA: 1.1. Na antiga aliança, na entrada do templo havia um altar de bronze onde o sacerdote sacrificava duas vezes por dia, pela manhã e à tarde, pedindo perdão a Deus pelo pecado do povo. Uma vez por ano, era apresentado o sangue no santo dos santos, pedindo perdão pelo pecado de toda a nação. Mas é claro, que entre o sacrifício de um ano e outro, o povo também oferecia os seus sacrifícios privados, intermediado pelos sacerdotes para obter o perdão.
1.2. A duração máxima do perdão na Antiga Aliança era de um ano. O serviço do sacerdote nunca parava, os sacrifícios eram intermináveis, pois o povo sempre pecava. Esse era o entendimento de perdão na antiga aliança. O perdão era somente para aquele momento em que o pecador confessava.
1.3. Era mais ou menos o que acontece até hoje na religião católica em todo o mundo. O fiel toda semana participa da eucaristia para receber o perdão. E ele sabe que aquele perdão tem duração de apenas sete dias. Se ele não comparecer no próximo domingo, ele vai ter uma semana pesada, porque ele vai iniciar a semana sem receber o perdão. Mas eu tenho uma notícia boa para lhe dar: na nova aliança não funciona mais assim (I Pedro 3.18). 1.4. Nós sabemos que os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes nunca tiveram o poder de perdoar os pecados. Era apenas um paliativo, apontando para algo que aconteceria no futuro. Era como alguém que paga as suas compras com cartão de crédito. Ele pagou, mas um dia a fatura ainda vai chegar. 1.5. Toda vez que o pecador pecava, ele deveria ir ao sacerdote oferecer um sacrifício e pedir perdão. Mas quando Cristo morreu de uma vez por todos veja o que ele fez com a fatura do cartão de crédito (Colossenses 2.14). Ele cancelou todo escrito de dívida!
⚫ Não somos mais perdoados de acordo com a nossa memória, mas com a memória de Deus. Porque se dependesse de lembrarmos de todos os nossos pecados para recebermos perdão, provavelmente alguns ficariam sem confessar por uma falha de memória e ainda seríamos culpados. Por isso é que Deus nos deu uma solução eficaz e definitiva: Jesus! Ele foi o sacrifício definitivo pelo nosso pecado!
II – SE O PERDÃO FOR PARCELADO, O PAGAMENTO NÃO QUITOU A FATURA COMPLETAMENTE: 2.1. Eu posso ter um carnê de sessenta parcelas, se eu quitar todos os boletos de uma vez, no próximo mês não pode mais haver mais cobrança. Mesmo que no boleto a data seja futura, ele foi quitado. Na cruz do calvário Jesus fez exatamente isso. Quando Cristo morreu na cruz do calvário ele quitou de uma vez por todas, toda nossa dívida (Cl. 2.14). Ele não deixou nenhum saldo devedor para ser pago depois. 2.2. Entender sobre o perdão pleno de pecados é uma das bases fundamentais para qualquer outro ensinamento bíblico. Por isso, essa é uma mensagem que precisa estar bem firmada no seu interior para que você possa subir outros degraus na sua caminhada cristã. Em Cristo, você não precisa viver se sentindo culpado por ter pecado no passado, pecar no presente e saber que pecará no futuro, pois, você já foi plenamente perdoado!
2.3. Então, como funciona o perdão de Deus no dia a dia do cristão, já que habitamos em um mundo que jaz no maligno (I João 5.19), onde sofremos tentações das mais variadas formas e vivemos em um corpo de carne e osso, sujeito a pensamentos errados, intenções erradas e atitudes erradas? A resposta está no texto de Romanos 8.1.
O perdão divino é algo que pertence a todos que foram inseridos na família de Deus. 2.4. Não é porque merecemos ou porque prometemos que não vamos mais pecar a partir de um determinado ponto. O perdão divino foi algo que Deus nos concedeu por Sua própria iniciativa, independentemente de nossas boas obras, obediência ou qualquer outro mérito que pensemos ter. Lembre-se que Deus não fez uma obra incompleta ao enviar Jesus para nos salvar. A Sua obra foi plena e, nela, está incluído o perdão total dos seus pecados. 2.5. É importante lembrar que, a partir do momento em que nós decidimos por Jesus, nossa condição espiritual mudou por completo. Nós éramos pobres e miseráveis pecadores, mas, quando Jesus se revelou a nós e nos salvou, a nossa condição foi mudada, de pecadores para justos. 2.6. Essa justiça que Ele nos concedeu não tem nada a ver com aquilo que fizemos ou fazemos, nem tem relação com o nosso merecimento, mas nos pertence por direito, como parte de uma herança obtida e confiada a nós por Jesus! Deus não nos fez justo porque passamos a errar menos ou porque nunca mais cometeremos pecado algum, mas, porque Jesus se fez pecado por nós e isso nos garantiu sermos a Sua justiça
(II Co. 5:21). 2.7. Nas cartas a saudação inicial era sempre “aos santos”. É interessante notar que este tratamento é dado mesmo àquelas igrejas em que os textos bíblicos nos mostram que elas estavam passando por problemas com o pecado, como a igreja de Corinto. No entanto, não há uma epístola sequer que comece dizendo "aos miseráveis pecadores que se reúnem na igreja X", seja a igreja de Roma, de Éfeso, de Corinto ou qualquer outra.
⚫ Essa nova condição como o Senhor nos vê, só é possível porque o pagamento de Cristo na cruz do calvário foi completo. Como ele pagou tudo eu não devo mais nada. E como não há mais dívida nenhuma sobre mim, eu não estou mais debaixo do jugo de condenação. III – SE O PERDÃO FOR PARCELADO, A OBRA DE ADÃO É SUPERIOR A OBRA DE CRISTO: 3.1. Uma coisa que precisamos aprender para que tenhamos um entendimento correto da Palavra de Deus, é desenvolver um raciocínio bíblico. E isso é o que o apóstolo Paulo faz em suas cartas quando fala do pecado de Adão e da obra de Cristo (Rm. 5:12-19). Se dissermos que pela obra de Adão o homem caiu de uma vez, mas que pela obra de Cristo o perdão é parcial, então estamos dizendo que a obra de Adão é superior a de Cristo (Rm. 5:17). 3.2. A graça é maior que a ofensa, porque o perdão é maior do que o pecado, o sacrifício de Cristo é maior do que o sacrifício de animais, porque a obra da cruz é maior que a obra de Adão. Entenda algo: Você não fez nada para nascer pecador! Você nasceu pecador por causa do pecado de Adão. Por isso, ninguém ensina a criança a pecar! Está na natureza dela, porque essa natureza caída que foi herdada de Adão. 3.3. Da mesma forma, você não fez nada para se tornar justo. Você nasceu pecador e quando você nasceu de Cristo, você se tornou justiça de Deus. Não dê ouvidos à voz do diabo que diz que você é um pecador mendigando o perdão de Deus. O perdão do Senhor foi completo! Você foi plenamente perdoado de todos os seus pecados. Dos que você se lembra e dos que você não se lembra! Dos que você confessou e dos que você não confessou!
⚫ No momento em que você creu em Jesus, você foi marcado pelo sangue e a sua dívida foi quitada totalmente. Hoje não há mais culpa e condenação! E essa é a certeza que temos que não apenas hoje, mas por toda a eternidade estaremos para sempre com o Senhor Jesus.
⚫ Precisamos estar muito conscientes sobre como opera o perdão que Deus nos concedeu através do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Por isso, de uma vez por todas declare que você foi perdoado de maneira completa, total e definitiva. COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1)O que você diria para um irmão que não se sente completamente perdoado por Deus? Compartilhe!
2)“Cristo quitou sua dívida de uma vez por todas”, o que você entende sobre essa afirmação? Compartilhe!
3)O que você diria para um cristão que não crer que sua condição de perdoado é permanente? Compartilhe!
MOMENTO DE ORAÇÃO, OFERTA E AVISOS:
• ORAÇÃO: Ore para que a sua Célula fique cheia!
OFERTA: Não há colheita sem semeadura! Vamos semear!
• CURSOS DA IGREJA (CME e CTL): As aulas já começaram. Inscreva-se! Informações Victor Português.
✓ Vai ter Festa da Roça? Vai sim Senhor! No dia 12 de agosto a partir das 17h no prédio da Igreja Maiores informações Pastor Eduardo Basílio. Participe
✓ 19 de Agosto Encontro com Deus Kids, um dia de 08h30 as 20h, no prédio da Igreja Inscrição com a Gleice 30,00 reais vagas limitadas, o encontro e tremendo!!! Maiores informações Pastoras Maria Rita, Andréia.
✓ Sábado 26 de Agosto, Culto Jovem as 19h45, no prédio da igreja maiores informações Discipulador Victor Cutrim. O Encontro e Tremendooo!
✓ 22 a 24 de Setembro Encontro com Deus Adulto, no sitio Peniel, faça já sua inscrição pelo aplicativo da Igreja, ou fichas com a secretaria Gleice.